Licenciatura
Esta licenciatura pretende desenvolver as competências essenciais para uma função em marketing.
Ao longo de todo o curso, os estudantes realizam projetos em parceria com empresas, respondem a desafios reais empresariais, participam em concursos nacionais e internacionais de marketing, assistem a aulas lecionadas por empresas e visitam algumas organizações para conhecer a realidade profissional de um gestor de marketing.
Os estudantes têm ainda a oportunidade de realizar a preparação para certificações de Marketing Digital baseadas em Hubspot e Google, o que lhes permite absorver uma área do marketing tão fundamental na atualidade.
Aprovado pela A3ES em 21/03/2019
Registo nº R/A-Ef 40/2012 de 06/05/2012 (DGES)
Despacho n.º 8727/2021, de 2 de setembro de 2021, II Série nº 171 D.R.
Campus | Quinta do Bom Nome - Lisboa |
---|---|
Horário | Diurno Horário sujeito à disponibilidade de vagas |
Duração | 6 Semestres |
Início | Setembro |
"O primeiro ano foi uma surpresa muito agradável para quem já estava no mercado de trabalho há 8 anos!
Tenho tido a oportunidade de conhecer diversos projetos interessantes e todos os dias aprendo alguma coisa nova!
O método de ensino é muito prático e prepara-nos para a realidade no mercado de trabalho. Todos os dias são dias de IPAM e de aprender algo novo!"
"Estudar no IPAM significa trabalhar ativamente com diversas empresas, nacionais e internacionais, de forma a aplicar os conteúdos lecionados em aula, por professores com muitos anos de experiência profissional, à realidade das organizações, preparando os estudantes para o mercado laboral. O IPAM também dá a oportunidade aos seus estudantes de expandirem os seus horizontes, através da integração na BASE IPAM. Trata-de de uma consultora júnior, gerida exclusivamente por estudantes do IPAM, que presta serviços de marketing a organizações das mais diversas áreas, sendo um acelerador de competências".
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Fundamentos de Marketing | 56 | 6 |
Investigação e Métodos de Pesquisa | 56 | 6 |
Linguagem e Apresentação Empresarial | 42 | 6 |
Cultura, Ideologia e Mercado | 42 | 6 |
Fundamentos de Gestão | 42 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Marketing | 56 | 6 |
Economia da Empresa | 42 | 6 |
Comportamento do Consumidor | 42 | 6 |
Estatística Descritiva | 56 | 6 |
Laboratório de Marketing e Consumo A | 42 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Gestão da Comunicação | 42 | 6 |
Estudos de Mercado | 56 | 6 |
Gestão de Produto | 56 | 6 |
Economia e Negócios Internacionais | 42 | 6 |
Métodos de Previsão | 42 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Comportamento Organizacional | 42 | 6 |
Publicidade | 56 | 6 |
Gestão de Preços | 56 | 6 |
Contabilidade de Gestão | 42 | 6 |
Laboratório de Marketing e Consumo B | 42 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Dinâmica e Animação de Grupos | 42 | 6 |
Gestão de Canais de Distribuição | 56 | 6 |
Gestão de Vendas | 56 | 6 |
Gestão Financeira | 42 | 6 |
Plano de Marketing | 42 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Comportamento de Compra e Venda | 42 | 5 |
Sistemas de Informação | 56 | 5 |
Gestão das Pessoas | 42 | 5 |
Estágio em Marketing ou Consumo | 280 | 15 |
Para ingressar na Licenciatura em Gestão de Marketing, o estudante deve apresentar uma das seguintes provas de ingresso:
09 Geografia
ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
ou
18 Português
CTeSP
Gestão Comercial e Vendas
Mestrado
Gestão de Marketing
Pós-Graduação
Gestão de Marketing
Quinta do Bom Nome,
Estr. da Correia 53
1500-210 Lisboa