Licenciatura em Marketing

    Esta licenciatura  pretende desenvolver as competências essenciais para uma função em marketing.

    Ao longo de todo o curso, os estudantes realizam projetos em parceria com empresas, respondem a desafios  reais empresariais, participam em concursos  nacionais e internacionais de marketing, assistem a aulas lecionadas por empresas e visitam algumas organizações para conhecer a realidade profissional de um gestor de marketing.

    Os estudantes têm ainda a oportunidade de realizar a preparação para certificações de Marketing Digital baseadas em Hubspot e Google, o que lhes permite absorver uma área do marketing tão fundamental na atualidade.

    Aprovado pela A3ES em 21/03/2019
    Registo nº R/A-Ef 40/2012 de 06/05/2012 (DGES)
    Despacho n.º 8727/2021, de 2 de setembro de 2021, II Série nº 171 D.R.

    PSM-min

    Direção do Curso

    Pedro Mello
    Campus Quinta do Bom Nome - Lisboa
    Horário Diurno

    Horário sujeito à disponibilidade de vagas

    Duração 6 Semestres
    Início Setembro
    ipam_socials_youtube_lic_2560x1440

     

    Saídas Profissionais

    • Gestão de Produtos / Serviços / Mercados
    • Diretor de Marketing
    • Diretor Comercial
    • Funções de Vendas, como Gestão de Contas ou Account Executive
    • Funções de Social Media e Social Selling 
    • Web-marketing / E-commerce
    • Assistente de Marketing
    • Assistente de Comunicação e Imagem
    • Técnico de Estudos de Mercado
    • Responsável por Customer Relations
    • Gestão de Trade Marketing, Marketing Direto e Merchandising 

    Empresas

    85% das unidades curriculares têm por base a resolução de casos reais de empresas nacionais ou internacionais. Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os fundamentos teóricos adquiridos em sala de aula.

    Nas últimas edições da Licenciatura, os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com marcas de renome como: AKI, Arcadia - Casa de Chocolate Porto, Chicco, Kidzania, Fidelidade, Fundação Aga Khan, Fundação Casa Ronald McDonald, Google, H3, IKEA Matosinhos, Leroy Merlin, McDonald’s, Oceanário, Rock in Rio, SONAE, Staples, Starbucks, TVI, entre outras.

    Experiência Internacional

    O IPAM detém protocolos de cooperação com mais de 50 instituições de ensino internacionais, possibilitando ao estudante realizar um período de  mobilidade internacional, dentro ou fora do continente europeu.

    Testemunhos

    ana-santinho-tavares
    Ana Santinho Tavares
    Estudante da Licenciatura de Gestão de Marketing

    "O primeiro ano foi uma surpresa muito agradável para quem já estava no mercado de trabalho há 8 anos!

    Tenho tido a oportunidade de conhecer diversos projetos interessantes e todos os dias aprendo alguma coisa nova!

    O método de ensino é muito prático e prepara-nos para a realidade no mercado de trabalho. Todos os dias são dias de IPAM e de aprender algo novo!"

    joao-bacalhau
    João Bacalhau
    ESTUDANTE DA LICENCIATURA DE GESTÃO DE MARKETING

    "Estudar no IPAM significa trabalhar ativamente com diversas empresas, nacionais e internacionais, de forma a aplicar os conteúdos lecionados em aula, por professores com muitos anos de experiência profissional, à realidade das organizações, preparando os estudantes para o mercado laboral. O IPAM também dá a oportunidade aos seus estudantes de expandirem os seus horizontes, através da integração na BASE IPAM. Trata-de de uma consultora júnior, gerida exclusivamente por estudantes do IPAM, que presta serviços de marketing a organizações das mais diversas áreas, sendo um acelerador de competências".

    1º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Fundamentos de Marketing 56 6
    Investigação e Métodos de Pesquisa 56 6
    Linguagem e Apresentação Empresarial 42 6
    Cultura, Ideologia e Mercado 42 6
    Fundamentos de Gestão 42 6

    2º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Marketing 56 6
    Economia da Empresa 42 6
    Comportamento do Consumidor 42 6
    Estatística Descritiva 56 6
    Laboratório de Marketing e Consumo A 42 6

    3º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Gestão da Comunicação 42 6
    Estudos de Mercado 56 6
    Gestão de Produto 56 6
    Economia e Negócios Internacionais 42 6
    Métodos de Previsão 42 6

    4º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Comportamento Organizacional 42 6
    Publicidade 56 6
    Gestão de Preços 56 6
    Contabilidade de Gestão 42 6
    Laboratório de Marketing e Consumo B 42 6

    5º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Dinâmica e Animação de Grupos 42 6
    Gestão de Canais de Distribuição 56 6
    Gestão de Vendas 56 6
    Gestão Financeira 42 6
    Plano de Marketing 42 6

    6º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Comportamento de Compra e Venda 42 5
    Sistemas de Informação 56 5
    Gestão das Pessoas 42 5
    Estágio em Marketing ou Consumo 280 15

    Para ingressar na Licenciatura em Gestão de Marketing, o estudante deve apresentar uma das seguintes provas de ingresso:

    09 Geografia

    ou

    17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

    ou

    18 Português

    Galeria

    • sala-aula.jpg
    • relogios.jpg
    • entrada2.jpg
    • jardim.jpg
    • sala-estudo.jpg

    Próximos passos:

      Estou pronto para me candidatar   Preciso de mais  informações