Licenciatura
Esta licenciatura pretende desenvolver as competências essenciais para uma função em marketing.
Ao longo de todo o curso, os estudantes realizam projetos em parceria com empresas, respondem a desafios reais empresariais, participam em concursos nacionais e internacionais de marketing, assistem a aulas lecionadas por empresas e visitam algumas organizações para conhecer a realidade profissional de um gestor de marketing.
Os estudantes têm ainda a oportunidade de realizar a preparação para certificações de Marketing Digital: Hubspot, Google, Facebook, Instagram, Linkedin, o que lhes permite absorver uma área do marketing tão fundamental na atualidade.
Campus | Porto |
---|---|
Horário | Diurno Horário sujeito à disponibilidade de vagas |
Duração | 6 Semestres |
Início | Setembro |
O IPAM detém protocolos de cooperação com mais de 50 instituições de ensino internacionais, possibilitando ao estudante realizar um período de mobilidade internacional, dentro ou fora do continente europeu.
"De facto, o IPAM é para os apaixonados, para os que querem ir mais além e não se conformam com o aceitável. Terminando agora a minha licenciatura, sinto me preparado para enfrentar as adversidades do mercado de trabalho, com quem tanto fomos tendo contacto ao longo destes três anos. Não poderia ter escolhido melhor escola no âmbito do Marketing e, olhando agora para trás, vejo professores que se tornaram amigos, mentores que se tornaram parceiros e o mundo de experiências que esta escola me proporcionou, tal como como as possibilidades que irei, agora, descobrir."
"Considero o IPAM uma instituição de referência, e uma escolha fundamental no meu
percurso académico. O equilíbrio entre a componente prática e teórica, e a proximidade
com os docentes, permitiu-me consolidar conhecimentos e desenvolver novas competências e habilidades."
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Fundamentos de Marketing | 56 | 6 |
Investigação e Métodos de Pesquisa | 42 | 6 |
Linguagem e Apresentação Empresarial | 42 | 6 |
Cultura, Ideologia e Mercado | 42 | 6 |
Fundamentos de Gestão | 56 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Marketing | 56 | 6 |
Economia da Empresa | 42 | 6 |
Comportamento do Consumidor | 42 | 6 |
Estatística Descritiva | 56 | 6 |
Laboratório de Marketing e Consumo A | 42 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Gestão da Comunicação | 45 | 6 |
Estudos de Mercado | 60 | 6 |
Gestão de Produto | 60 | 6 |
Economia e Negócios Internacionais | 60 | 6 |
Métodos de Previsão | 60 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Comportamento Organizacional | 45 | 6 |
Publicidade | 60 | 6 |
Gestão de Preços | 60 | 6 |
Contabilidade de Gestão | 60 | 6 |
Laboratório de Marketing e Consumo B | 45 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Dinâmica e Animação de Grupos | 45 | 6 |
Gestão de Canais de Distribuição | 60 | 6 |
Gestão de Vendas | 60 | 6 |
Gestão Financeira | 60 | 6 |
Plano de Marketing | 45 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Comportamento de Compra e Venda | 45 | 5 |
Sistemas de Informação | 60 | 5 |
Gestão das Pessoas | 45 | 5 |
Estágio em Marketing ou Consumo | 30 | 15 |
Para ingressar na Licenciatura em Gestão de Marketing, o estudante deve apresentar uma das seguintes provas de ingresso:
04 Economia
ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
ou
18 PortuguêsLicenciatura Global
Marketing
Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748
4100-320 Porto