header-lics.png

    Esta licenciatura  pretende desenvolver as competências essenciais para uma função em marketing.

    Ao longo de todo o curso, os estudantes realizam projetos em parceria com empresas, respondem a desafios  reais empresariais, participam em concursos  nacionais e internacionais de marketing, assistem a aulas lecionadas por empresas e visitam algumas organizações para conhecer a realidade profissional de um gestor de marketing.

    Os estudantes têm ainda a oportunidade de realizar a preparação para certificações de Marketing Digital: Hubspot, Google, Facebook, Instagram, Linkedin, o que lhes permite absorver uma área do marketing tão fundamental na atualidade.

     

    Aprovado pela A3ES em 04/06/2019
    Registo nº: R/A-Ef 47/2012 de 07/05/2012
    Despacho n.º 8730/2021, de 2 de setembro de 2021, II Série nº 171 D.R.
    Mafalda Ferreira

    Direção do Curso

    Mafalda Ferreira
    Campus Porto
    Horário Diurno

    Horário sujeito à disponibilidade de vagas

    Duração 6 Semestres
    Início Setembro
    ipam_socials_youtube_lic_2560x1440

     

    Saídas profissionais

    • Gestão de Produtos / Serviços / Mercados
    • Account Executive
    • Web-marketing / E-commerce
    • Assistente de Marketing
    • Assistente de Comunicação e Imagem
    • Técnico de Estudos de Mercado
    • Responsável por Customer Relations
    • Gestão de Trade Marketing, Marketing Direto e Merchandising 
    • Funções de Social Media e Social Selling 

    Empresas

    85% das unidades curriculares têm por base a resolução de casos reais de empresas nacionais ou internacionais. Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os fundamentos teóricos adquiridos em sala de aula.

    Nas últimas edições da Licenciatura, os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com marcas de renome como: AKI, Futebol Clube do Porto, Chicco, Kidzania, Fidelidade, Fundação Aga Khan, Fundação Casa Ronald McDonald, Google, H3, IKEA, Leroy Merlin, McDonald’s, Sumol + Compal, SONAE, Staples, Starbucks, TVI, entre outras.

    Experiência Internacional




    O IPAM detém protocolos de cooperação com mais de 50 instituições de ensino internacionais, possibilitando ao estudante realizar um período de  mobilidade internacional, dentro ou fora do continente europeu.

     

     

    Testemunhos

    francisco-maia-gestao-mkt-porto
    Francisco Mais
    aLUMNI LICENCIATURA GESTÃO DE MARKETING

    "De facto, o IPAM é para os apaixonados, para os que querem ir mais além e não se conformam com o aceitável. Terminando agora a minha licenciatura, sinto me preparado para enfrentar as adversidades do mercado de trabalho, com quem tanto fomos tendo contacto ao longo destes três anos. Não poderia ter escolhido melhor escola no âmbito do Marketing e, olhando agora para trás, vejo professores que se tornaram amigos, mentores que se tornaram parceiros e o mundo de experiências que esta escola me proporcionou, tal como como as possibilidades que irei, agora, descobrir."

    Aluna Porto
    Daniela Ribeiro
    ESTUDANTE

    "Considero o IPAM uma instituição de referência, e uma escolha fundamental no meu

    percurso académico. O equilíbrio entre a componente prática e teórica, e a proximidade

    com os docentes, permitiu-me consolidar conhecimentos e desenvolver novas competências e habilidades."  

    1º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Fundamentos de Marketing 56 6
    Investigação e Métodos de Pesquisa 42 6
    Linguagem e Apresentação Empresarial 42 6
    Cultura, Ideologia e Mercado 42 6
    Fundamentos de Gestão 56 6

    2º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Marketing 56 6
    Economia da Empresa 42 6
    Comportamento do Consumidor 42 6
    Estatística Descritiva 56 6
    Laboratório de Marketing e Consumo A 42 6

    3º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Gestão da Comunicação 45 6
    Estudos de Mercado 60 6
    Gestão de Produto 60 6
    Economia e Negócios Internacionais 60 6
    Métodos de Previsão 60 6

    4º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Comportamento Organizacional 45 6
    Publicidade 60 6
    Gestão de Preços 60 6
    Contabilidade de Gestão 60 6
    Laboratório de Marketing e Consumo B 45 6

    5º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Dinâmica e Animação de Grupos 45 6
    Gestão de Canais de Distribuição 60 6
    Gestão de Vendas 60 6
    Gestão Financeira 60 6
    Plano de Marketing 45 6

    6º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Comportamento de Compra e Venda 45 5
    Sistemas de Informação 60 5
    Gestão das Pessoas 45 5
    Estágio em Marketing ou Consumo 30 15

    Para ingressar na Licenciatura em Gestão de Marketing, o estudante deve apresentar uma das seguintes provas de ingresso:

    04 Economia

    ou

    17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

    ou

    18 Português

    Galeria

    • biblioteca.jpg
    • rececao.jpg
    • entrada.jpg
    • ipam.jpg
    • biblioteca.2jpg.jpg

    Próximos passos:

        Estou pronto para me candidatar   Quero fazer download  da brochura     Preciso de mais  informações