1.png
    detalhe1.jpg

    O IPAM Porto

    O IPAM é uma escola com 38 anos de experiência no ensino em marketing, tendo desde sempre um ensino de excelência com uma forte aproximação às empresas e mercados.

     

    O seu modelo de ensino alia a teoria à prática, através de docentes com experiência empresarial e desafios reais que são lançados aos estudantes por empresas.

     

    O ambiente que se respira no IPAM Porto é de profissionalismo, competência e determinação. Os estudantes são verdadeiros Gestores de Marketing em início ou progressão de carreira.

     

    MISSÃO E OBJETIVOS

    IPAM é uma instituição dedicada à criação, transmissão e difusão do conhecimento. Orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académicos e profissionais, assim como da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades, regionais, nacionais e internacionais.

    O IPAM Porto é um estabelecimento de ensino superior politécnico não integrado, privado, dotado de autonomia científica, pedagógica e cultural. Tem por missão criar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de criação cultural, na inovação científica e pedagógica, promovendo a educação superior no espaço europeu e contribuindo para o desenvolvimento integral da pessoa e da sociedade baseado em princípios que tenham o saber, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo como fatores de crescimento, de desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

    O projeto educativo, cultural e científico do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) responde às crescentes necessidades da sociedade, pretendendo ser uma referência internacional e a primeira escolha de estudantes e empregadores. Procura-se desenvolver o espírito científico e empreendedor, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, ampliando o entendimento do homem e do meio em que se integra e estimular o conhecimento dos problemas do mundo de hoje, promover e valorizar a multiculturalidade e a responsabilidade social e formar diplomados aptos para a inserção profissional e participação no desenvolvimento da sociedade.

    O modelo adotado encontra-se alicerçado na aquisição de competências sistémicas, conceptuais e instrumentais, na simulação, na tutoria, na aprendizagem colaborativa e nas valências comportamentais. Atribui-se, também, particular importância à utilização da tecnologia em duas dimensões: enquanto ferramenta didática, que potencia e facilita o desenvolvimento de competências e enquanto componente científica e técnica de algumas unidades curriculares. De igual modo, as atividades extracurriculares – entre as quais a retransmissão de conferências e palestras com personalidades internacionais, a organização de conferências com individualidades de reconhecido mérito e a definição de uma agenda cultural intensa – ocupam um lugar de destaque na vida académica do IPAM.



    HISTÓRIA

    Foi fundado em 1984 sendo a mais antiga e a maior escola de marketing que existe em Portugal, tendo formado nos seus 38 anos de atividade mais de 9.000 alunos.

    Foi uma das primeiras instituições de ensino superior portuguesas a ser avaliada pela European University Association, a mais importante associação do setor.

    Durante a década de 90, o IPAM tem um crescimento notável, desenvolve uma relação muito próxima com o mercado empresarial, vê os seus cursos reconhecidos pelo governo português, realiza o 1º Congresso de Profissionais de Marketing e lança a única revista científica especializada em Marketing até aos dias de hoje.

    Após o ano 2000, o IPAM realiza o maior simulador de gestão a nível nacional, integra totalmente os seus programas académicos no âmbito do Processo de Bolonha e recebe as visitas de grande simbolismo de Philip Kotler e Tom Peters em aulas inaugurais de ano letivo.

    Entre 2015 e 2019, o IPAM integrou a Laureate International Universities, o maior grupo mundial de ensino superior.