TAIPAM
O percurso da Tuna Académica do IPAM Porto tem-se pautado por uma conduta que privilegia dois grandes aspectos: o academismo/tradição e a música. Procurou sempre, desde a sua criação, conciliar a música e a postura académica de forma harmoniosa, tentando encontrar sempre um equilíbrio entre estas.
Nasceu a 23 de Março de 1998 com o principal objetivo de transmitir alegria e espírito académico à sua mui nobre instituição. Em 2009, passou a ter estatuto legal, formando-se como associação sem fins lucrativos.
Iniciou o seu percurso com atuações para a sua instituição e em bares e restaurantes. Com o passar do tempo e consequente crescimento musical, a participação extendeu-se a encontros e festivais de tunas.
Após 5 anos de Tuna, e na comemoração deste aniversário, organizou o seu primeiro festival de tunas, o FITAM.
Em traços gerais, a Tuna Académica do IPAM Porto teve um percurso natural, um crescimento normal de uma tuna que nunca perdeu a sua forma de estar original: “Moral em cima e copo bem cheio!”. Com 18 anos de existência a Tuna Académica do IPAM orgulha-se de ter participado em vários encontros e festivais de Tunas pelo país fora onde, para além de deixar toda a simpatia e alegria que a carateriza, arrecadou também várias distinções e prémios.
São muitas as memórias e muitas as atuações realizadas pela Tuna, quer a nível de encontros, quer a nível de festivais... Sempre com o objectivo de dignificar e promover o IPAM e a cidade. Seja numa tasca, seja numa das principais salas de país, seja para uma multidão… seja só para uma bela donzela.
DOLPHITUNA – Tuna Feminina do IPAM Porto
A 30 de outubro de 2001 nascemos para a música. A ideia inicial surgiu de um grupo de amigas e estudantes universitárias com gosto pela música e com uma certa aptidão para tocar instrumentos, mas, principalmente, com uma vontade de dar ritmo às suas vidas académicas.
Com um sentimento de gratidão, enaltecemos o apoio e contribuição que os nossos padrinhos TAIPAM (Tuna Académica do IPAM Porto | Masculina) e as nossas madrinhas Desatuna (Tuna Feminina da ESAD) tiveram e têm no crescimento da Dolphituna.
Com quase 20 anos de história, destacamos todos os festivais, atuações e convívios no qual tivemos a oportunidade de participar e organizar. Isto, sempre com o objetivo de dar o contributo à Academia que nos acolhe em nome da casa onde nascemos, o IPAM.
União, entusiasmo, alegria e carisma, não faltam nesta tuna que nunca recusa “só mais um copinho”.
Se o que procuras é viver a vida académica ao máximo, vem conhecer a Dolphituna - Tuna Feminina do IPAM Porto. Porque tu sabes que tudo é melhor quando se junta música e amigas!
Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748
4100-320 Porto