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    O mundo mudou e as dinâmicas dos mercados alteraram-se e sofreram mutações efetivas. O sucesso profissional no novo paradigma implica um processo contínuo, modular e progressivo de desenvolvimento de competências técnicas e transversais. Se no passado o foco passava pela obtenção exclusiva de um diploma oficial de Licenciatura como forma de acesso ou progressão numa determinada área profissional, nos dias de hoje a perspetiva passa pela concretização de vários ciclos de formação associados a títulos profissionais e profissionalizantes enquadrados num papel cada vez mais preponderante de qualificação científica e técnica, no sentido da resposta aos desafios de um cenário cada vez mais competitivo.

    Face às tendências de desenvolvimento da economia mundial, às especificidades e desafios económicos de Portugal, bem como a considerações relacionadas com a globalização dos mercados e com a revolução digital e tecnológica, consideramos que este CteSP em Gestão Comercial e Vendas se constitui como a opção de referência na qualificação dos profissionais que farão a diferença na transversalidade de aplicação aos vários setores de atividade.

     

    Registo nº  R/Cr  59/2020 de 28/04/2020 (DGES).
    Despacho nº 6006/2020, DR n.º 108/2020, Série II de 03/06/2020.


     

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    Direção do Curso

    Simão Machado
    Campus IPAM Porto
    Horário Diurno
    Duração 4 Semestres
    Início Setembro/ Outubro 

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    Porquê fazer um CTeSP no IPAM?

    • Oportunidade de usufruir de 35 anos de experiência e liderança do IPAM nas áreas do Marketing e das Vendas que se traduzem em conhecimento aplicado, técnico e prático.
    • Modelo Académico prático e experiencial  com foco no desenvolvimento de projetos empresariais de dimensão nacional e internacional (Learning by Doing);
    • Possibilidade de  prosseguir estudos para a Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM;
    • Estágio integrado: estágio experiencial  em contexto empresarial  garantido (Grupo Salvador Caetano; Tolife; Serseguro, Inédito, Municipia entre outras).
    • Elevada taxa de empregabilidade da instituição e recursos associados para potenciar a empregabilidade dos estudantes.

    • Visão 360º: estudo do consumidor (b2b e b2c), componente analítica, abordagem na perspetiva das dinâmicas do comércio internacional, integração das vendas omnicanal e  das vendas em canais digitais.

    • Corpo Docente qualificado e com experiência prática no mundo empresarial.

    Objetivos

    O perfil profissional de um estudante que realize o Curso Técnico Superior em Gestão Comercial de Vendas do IPAM passa pelas seguintes competências principais: planear, organizar e coordenar as diferentes atividades que compõem a operação de venda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa e para a satisfação e fidelização dos seus clientes:

        • Organizar e gerir a força de vendas;
    • Desenvolver  e implementar  uma estratégia de comércio eletrónico;
    • Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial;
    • Gerir clientes, de forma a  propor o produto adequado, aplicando adequadas técnicas de negociação e vendas;
    • Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
    • Avaliar produtos, caraterizar tipologias de clientes, recolher informação sobre a concorrência e sobre o mercado, propondo melhorias de forma a satisfazer e fidelizar clientes;
    • Elaborar estratégias de serviço pós-venda e de apoio ao cliente e gerir a receção e o tratamento de reclamações;
    • Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
    • Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
    • Elaborar relatórios de atividades comerciais.

    Estágio integrado

    Acordos de integração com grandes grupos de diferentes setores, produtos e serviços, tais como:


    Tolife Inédito  Ser Seguro porsche    Salvador CaetanoMunicípia

     

    Saídas Profissionais

    No final deste cursos os estudantes ficarão habilitados a integrarem de forma imediata o mercado profissional nas áreas da gestão comercial e vendas, nomeadamente:

    • Técnico Comercial
    • Gestor de Vendas
    • Técnico de Marketing
    • Agente ou Delegado Comercial
    • Promotor de Vendas
    • Técnico de merchandising.

    1º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Psicologia da Venda 30 4

    Técnicas de Comunicação

    30 4

    Análise e Tratamento de Dados

    60 6
    Gestão de Marketing 60 6
    Sistemas de Informação 45 5
    Introdução às Vendas 45 5

    2º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Direito Comercial 30 4
    Estudos de Mercado 45 5
    Técnicas de Venda 60 6
    Vendas Omnicanal 45 5
    Vendas em Canal Digital 45 5
    Gestão de Leads 45 5

    3º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Direção Comercial 45 5
    Gestão de Equipas de Vendas 45 5
    Comércio Internacional 45 5
    Promoções e Merchandising 45 5
    Projeto 60 10

    4º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Estágio 60 30

    Galeria

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    Próximos passos:

      Preciso de mais  informações