header-6.png

    Um duplo desafio composto por uma Licenciatura em Gestão de Negócios, que tem como objetivo basilar proporcionar uma formação inovadora em Gestão de Negócios , cujas áreas científicas fundamentais são a Gestão e a Administração, o Marketing e a Publicidade, articulando-se com as outras áreas científicas do IPAM que sejam potencialmente complementares, e por uma Licenciatura em Gestão de Marketing que pretende desenvolver as competências essenciais para uma função em marketing.

    Esta Licenciatura Dupla, realizada em quatro anos, dotará o aluno de um conjunto alargado de competências e ferramentas nas áreas da Gestão de Negócios e Marketing preparando-o para responder aos mais exigentes desafios que o mercado impõe.

    Aprovado pela A3ES em 19/05/2022

    Registo nº: R/A-Cr 127/2022 de 05/07/2022

    Despacho n.º 8730/2021, de 2 de setembro de 2021, II Série nº 171 D.R.


    Aprovado pela A3ES em 04/06/2019

    Registo nº: R/A-Ef 47/2012 de 07/05/2012
    Despacho n.º 8730/2021, de 2 de setembro de 2021, II Série nº 171 D.R.

    Foto Raquel Soares

    Direção do Curso

    Raquel Soares
    Campus Porto
    Horário Diurno
    Duração 8 Semestres  |  4 anos
    Início Setembro

    ipam_l_dupla_v2-1200X628

    Principais Benefícios

    • Integração e desenvolvimento de projetos empresariais na área das Ciências Empresariais;

    Aplicabilidade do conhecimento na resolução de casos reais, em parceria com empresas nacionais e internacionais;

    Utilização de simuladores, com o intuito de resolver problemas e tomar decisões;

    Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement, Google Online Marketing Challenge e Global Management Challenge;

    Visita a empresas e aulas lecionadas por profissionais do meio empresarial;

    • Preparação para as Certificações de Marketing Digital da Hubspot; Hubspot, Google, Facebook, Instagram e LinkedIn;

    Corpo docente altamente qualificado, composto  por professores doutorados e especialistas na área de gestão de negócios, com estreita ligação e com experiências de sucesso no mundo empresarial;

    • O IPAM detém protocolos de cooperação com mais de 50 instituições de ensino internacionais, possibilitando ao estudante realizar um período de  mobilidade internacional, dentro ou fora do continente europeu.

    Empresas Parceiras

    85% das unidades curriculares têm por base a resolução de casos reais de empresas nacionais ou internacionais. Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os fundamentos teóricos adquiridos em sala de aula.

    Empresas de renome parceiras do IPAM:
    AKI, Arcadia - Casa de Chocolate Porto, Chicco, Kidzania, Fidelidade, Fundação Aga Khan, Fundação Casa Ronald McDonald, Google, H3, IKEA Matosinhos, Leroy Merlin, McDonald’s, Oceanário, Rock in Rio, SONAE, Staples, Starbucks, TVI, entre outras.

    Objetivos

    • Qualificar os estudantes enquanto gestores de negócios com competências analíticas e relacionais nos domínios das ciências empresariais, com foco principal no conhecimento da gestão e do marketing, cruzando com o conhecimento de finanças, recursos humanos e operações (entre outras), dando corpo a uma tendência internacional;

    • Dotar os estudantes de ferramentas científicas e técnicas de suporte às atividades  requeridas pelos empregadores ou na ótica da gestão de um negócio próprio;


    • Valorizar o desenvolvimento das soft skills dos estudantes, dotando-os das aptidões necessárias para a integração em contextos complexos, multidisciplinares e voláteis, para a gestão de negócios em ambientes mutáveis e imprevisíveis;

     

    • Integrar e desenvolver projetos empresariais na área das Ciências Empresariais;


    • Assumir um papel proactivo de gestão e de liderança de equipas multidisciplinares e multiculturais e valorizar a cocriação;

    • Promover a inserção no mercado de trabalho, sobretudo, através da realização de estágio curricular, dotando os estudantes das capacidades necessárias para assumirem o papel de agentes de mudança no seio das organizações, com espírito empreendedor e inovador.

    Saídas Profissionais

    Account Executive;
    Business Manager;
    Consultor Estratégico e de Negócio;
    Data Analyst;
    Gestão de Produtos / Serviços / Mercados;
    Management Analyst;
    Web-marketing / E-commerce Manager;
    Customer Relations Manager;
    Sales Representative;
    Técnico de Estudos de Mercado;
    Especialista de marketing, finanças, operações, recursos humanos ou inovação digital;
    Marketer;
    Técnico de Estudos de Mercado;
    Responsável por Customer Relations;
    Gestão de Trade Marketing, Marketing Direto e Merchandising;
    • Técnico de Social Media e Social Selling.

    1º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Matemática 56 6
    Fundamentos da Gestão de Negócios 56 6
    Fundamentos de Marketing 56 6
    Contabilidade Financeira I 56 6
    Desenvolvimento Pessoal e Social I 56 6
    Investigação e Métodos de Pesquisa 56 6

    2º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Estatística 56 6
    Economia  56 6
    Cálculo Financeiro 56 6
    Contabilidade Financeira II 56 6
    Marketing Operacional 56 6
    Comportamento Organizacional 42 6

    3º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Estudos de Mercado 56 6
    Direito dos Negócios 56 6
    Contabilidade de Gestão 56 6
    Análise Financeira 56 6
    Comportamento do Consumidor e Tomada de Decisão 56 6
    Cultura Ideologia e Mercado 42 6

    4º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Métodos de Previsão 56 6
    Estratégia Empresarial e de Transformação Digital 56 6
    Gestão Estratégica de Pessoas 56 6
    Gestão Financeira 56 6
    e-Business e Marketing Digital 56 6
    Sistemas de Informação 56 6

    5º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Business Intelligence 56 6
    Gestão de Operações 56 6
    Gestão Fiscal  56 6
    Inovação e Desenvolvimento de Produto 56 6
    Plano de Negócios 56 6
    Dinâmica e Animação de Grupos 42 6

    6º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Negócios e Marketing Internacional 56 6
    Criação e Gestão de Marcas 56 6
    Desenvolvimento Pessoal e Social II 56 6
    Estágio 112 12

    7º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Gestão da Comunicação 42 6
    Gestão de Canais de Distribuição 56 6
    Gestão de Vendas 56 6
    Plano de Marketing 42 6

    8º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Publicidade 56 6
    Gestão de Preços 56 6
    Comportamentos de Compra e Venda 42 6
    Estágio 28 12

    Para ingressar na Licenciatura em Gestão de Negócios, o estudante deve apresentar uma das seguintes provas de ingresso:


    Economia

    ou

    Matemática B

    ou

    Português

    Galeria

    • biblioteca.jpg
    • rececao.jpg
    • entrada.jpg
    • ipam.jpg
    • biblioteca.2jpg.jpg

    Próximos passos:

      Estou pronto para me candidatar     Quero fazer download  da brochura   Preciso de mais  informações