Licenciatura
A Licenciatura em Gestão de Negócios vem dar resposta aos permanentes desafios do mercado e a uma tendência internacional, tendo sido desenhada para ser uma opção para estudantes que procurem adquirir um conjunto de competências que lhes irão permitir aceder a uma carreira profissional de sucesso.
Este programa tem como objetivo basilar proporcionar uma formação inovadora em Gestão de Negócios , cujas áreas científicas fundamentais são a Gestão e a Administração, o Marketing e a Publicidade, articulando-se com as outras áreas científicas do IPAM que sejam potencialmente complementares.
Aprovado pela A3ES em 19/05/2022
Registo nº: R/A-Cr 127/2022 de 05/07/2022
Despacho n.º 8730/2021, de 2 de setembro de 2021, II Série nº 171 D.R.
Campus | Porto |
---|---|
Horário | Diurno |
Duração | 6 Semestres |
Início | Setembro |
• Integração e desenvolvimento de projetos empresariais na área das Ciências Empresariais;
• Aplicabilidade do conhecimento na resolução de casos reais, em parceria com empresas nacionais e internacionais;
• Utilização de simuladores, com o intuito de resolver problemas e tomar decisões;
• Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement, Google Online Marketing Challenge e Global Management Challenge;
• Visita a empresas e aulas lecionadas por profissionais do meio empresarial;
• Corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutorados e especialistas na área de gestão de negócios, com estreita ligação e com experiências de sucesso no mundo empresarial;
• O IPAM detém protocolos de cooperação com mais de 50 instituições de ensino internacionais, possibilitando ao estudante realizar um período de mobilidade internacional, dentro ou fora do continente europeu.
• Qualificar os estudantes enquanto gestores de negócios com competências analíticas e relacionais nos domínios das ciências empresariais, com foco principal no conhecimento da gestão e do marketing, cruzando com o conhecimento de finanças, recursos humanos e operações (entre outras), dando corpo a uma tendência internacional;
• Dotar os estudantes de ferramentas científicas e técnicas de suporte às atividades requeridas pelos empregadores ou na ótica da gestão de um negócio próprio;
• Valorizar o desenvolvimento das soft skills dos estudantes, dotando-os das aptidões necessárias para a integração em contextos complexos, multidisciplinares e voláteis, para a gestão de negócios em ambientes mutáveis e imprevisíveis;
• Integrar e desenvolver projetos empresariais na área das Ciências Empresariais;
• Assumir um papel proactivo de gestão e de liderança de equipas multidisciplinares e multiculturais e valorizar a cocriação;
• Promover a inserção no mercado de trabalho, sobretudo, através da realização de estágio curricular, dotando os estudantes das capacidades necessárias para assumirem o papel de agentes de mudança no seio das organizações, com espírito empreendedor e inovador.
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Matemática | 56 | 6 |
Contabilidade Financeira I | 56 | 6 |
Desenvolvimento Pessoal e Social I | 56 | 6 |
Fundamentos de Marketing | 56 | 6 |
Fundamentos de Gestão de Negócios | 56 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Estatística | 56 | 6 |
Contabilidade Financeira II | 56 | 6 |
Marketing Operacional | 56 | 6 |
Economia | 56 | 6 |
Cálculo Financeiro | 56 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Análise Financeira | 56 | 6 |
Comportamento do Consumidor e Tomada de Decisão | 56 | 6 |
Contabilidade de Gestão | 56 | 6 |
Estudos de Mercado | 56 | 6 |
Direito dos Negócios | 56 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Gestão Estratégica de Pessoas | 56 | 6 |
e-Business e Marketing Digital | 56 | 6 |
Gestão Financeira | 56 | 6 |
Estratégia de Negócios e Transformação Digital | 56 | 6 |
Fundamentos de Métodos de Previsão | 56 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Gestão de Operações | 56 | 6 |
Inovação e Desenvolvimento de Produto | 56 | 6 |
Plano de Negócios | 56 | 6 |
Gestão Fiscal | 56 | 6 |
Business Intelligence | 56 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Negócios e Marketing Internacional | 56 | 6 |
Criação e Gestão de Marcas | 56 | 6 |
Desenvolvimento Pessoal e Social II | 56 | 6 |
Estágio/ Projeto Final | 112 | 12 |
Para ingressar na Licenciatura em Gestão de Negócios, o estudante deve apresentar uma das seguintes provas de ingresso:
04 Economia
ou
16 Matemática
ou
18 Português
Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748
4100-320 Porto