
Pós-Graduação
A Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence & Analytics pretende, de uma forma transversal e prática, fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing, nomeadamente como ser mais eficiente, como perceber o mercado e o seu público-alvo assim como prever o seu comportamento tendo em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.
Este programa aborda de uma forma integrada diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligence e a componente Analítica.

| Campus | Porto |
|---|---|
| Horário | Pós-Laboral | 1 dia por semana |
| Duração | 9 Meses |
| Início | 2023 |

• Aprofundar o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics;
• Proporcionar uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados;
• Apresentar diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing;
• Abordar as métricas e sua relevância para a performance em marketing;
• Apresentar as temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade;
• Potenciar a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações.
• Market Data Analyst;
• Especialista em Business Intelligence;
• Analytics Project Manager;
• Business Intelligence Manager;
• Marketing Analytics Decisors;
• Gestores.
• Desenvolver competências aplicadas ao marketing research;
• Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics;
• Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade;
• Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados
• Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics;
• Profissionais em cargos de Gestão;
• Profissionais de Marketing;
• Profissionais de IT que atuem em interface com a área de Marketing e BI nas empresas;
• Profissionais de Vendas ou Marketing que pretendam aprofundar sua visão de Marketing Digital orientado por dados;
• Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira;
• Desenvolvimento de carreira numa das áreas de vanguarda e com maior crescimento atual e futuro no marketing.
| UNIDADES CURRICULARES |
| Marketing Research & Design |
| Applied Projects in Customer Insights |
| Seminário |
| Introdução Marketing Data Driven |
| Governação de Dados, Qualidade e Riscos |
| Métricas e Performance |
| From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BI |
| Seminário |
| Laboratório de Marketing Analytics |
| Inteligência Artificial em Marketing |
| Inteligência Artificial em Marketing |
| Seminário |
| Tendências do Consumidor |
| Mundo e Pensamento Global |
| Ética e Privacidade |
| Estudo do Caso |






Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748
4100-320 Porto