header-4.png

    Mestrado desenvolvido em parceria com o IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

     

    Design Management é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.

    O Mestrado em Design Management engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.

    Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.

    Aprovado pela A3ES em 3/5/2012.

    Registo nº R/A-Cr79/2012/AL01 de 20/04/2016

    Despacho nº 7905/2021, DR n.º 155/2021, Série II de 11/08/2021.

    Sara Gancho

    Coordenação do Curso

    Sara Gancho
    COORDENADORA DO MESTRADO
    Campus Campus de Santos - IADE
    Horário Pós-Laboral
    Duração 4 Semestres
    Início Setembro
    Mestrado Design Management

    Benefícios

    • Complementaridade de três áreas que permitem desenvolver um pensamento integrado sobre todo o processo de criação: o design, a gestão e o marketing,  no sentido de fornecer produtos, serviços e marcas competitivos.
    • Ambiente heterogéneo e colaborativo que confere ao estudante a capacidade de trabalhar de modo imersivo e com maior envolvimento prático nos processos de design thinking e outras metodologias, essenciais para gerar inovação e conhecimento.
    • Orienta para a identificação de oportunidades de inovação centradas em contextos específicos (de mercado ou organizacionais) e para a conceptualização e planeamento de soluções.
    • Promoção do contacto com a realidade empresarial, quer através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, quer através de atividades de imersão na Fábrica.

    Destinatários

    O programa destina-se a formar profissionais multifacetados nas áreas do Design, Gestão e Marketing. Pretende-se dotar o estudante com competências de gestão do design que o permitem gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding e marketing. Conhecer e aplicar as ferramentas do design thinking na criação e implementação de serviços, produtos e marcas inovadoras e que vão de encontro às necessidades dos futuros consumidores, atendendo sempre aos problemas que afectam a sociedade como a economia circular, sustentabilidade, design social etc.

    Saídas Profissionais

    • Gestores de Design
    • Gestores de Produto ou Serviços
    • Designers de Produto ou Serviços
    • Gestão Estratégica de Marketing
    • Gestor de Marca (Branding)
    • Consultoria em Design e Marketing
    • Director Criativo
    • Designer UX ( Experiência do Usuário)

     

    Testemunhos

     
    Sara Leite
    estudante

    “O mestrado em Design Management alia as mais‐valias do design, do marketing e da gestão. Três áreas distintas que estão envolvidas no processo estratégico e operacional de uma organização. Este mestrado possibilitou a evolução da minha capacidade no desenvolvimento da gestão do processo de design, provendo-me de inúmeras técnicas e ferramentas que me permitem transformar informação em conhecimento, agregando um pensamento integrado e criativo, bem como aumentando, eficazmente a minha capacidade de tomada de decisões. O atual mundo empresarial apresenta-se de forma exigente e competitiva, no qual é essencial conjugar uma inteligência emocional consistente à solidez das competências técnicas. No IPAM ampliei os meus conhecimentos nas diversas dimensões, proporcionados pelo corpo de docentes assim como pela sua vertente prática e real das funções do gestor de design.”

    1º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Gestão Integrada do Design 30 6
    Design Thinking 30 6
    Comportamento do Consumidor 30 6
    Marketing Estratégico 30 6
    Team Building 15 3
    Network and Innovation 15 3

    2º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Branding e Gestão da omunicação 30 6
    Gestão da Cadeia de Valor 30 6
    Business Design 30 6
    Service Design 30 6
    Metodologia de Investigação 15 3
    Estudo de Macro e Micro Tendências 15 3

    3º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Tese / Projeto / Relatório de Estágio 15 24
    International Workshop 15 3
    Investigção Aplicada 15 3

    4º Semestre

    UNIDADES CURRICULARES HORAS ECTS
    Tese / Projeto / Relatório de Estágio 15 30

    Galeria

    • biblioteca.jpg
    • rececao.jpg
    • entrada.jpg
    • ipam.jpg
    • biblioteca.2jpg.jpg

    Próximos passos:

      Estou pronto para me candidatar     Quero fazer download  da brochura      Preciso de mais  informações