Mestrado
Mestrado desenvolvido em parceria com o IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.
Design Management é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.
O Mestrado em Design Management engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.
Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.
Aprovado pela A3ES em 3/5/2012.
Registo nº R/A-Cr79/2012/AL01 de 20/04/2016
Despacho nº 7905/2021, DR n.º 155/2021, Série II de 11/08/2021.
Campus | Campus de Santos - IADE |
---|---|
Horário | Pós-Laboral |
Duração | 4 Semestres |
Início | Setembro |
“O mestrado em Design Management alia as mais‐valias do design, do marketing e da gestão. Três áreas distintas que estão envolvidas no processo estratégico e operacional de uma organização. Este mestrado possibilitou a evolução da minha capacidade no desenvolvimento da gestão do processo de design, provendo-me de inúmeras técnicas e ferramentas que me permitem transformar informação em conhecimento, agregando um pensamento integrado e criativo, bem como aumentando, eficazmente a minha capacidade de tomada de decisões. O atual mundo empresarial apresenta-se de forma exigente e competitiva, no qual é essencial conjugar uma inteligência emocional consistente à solidez das competências técnicas. No IPAM ampliei os meus conhecimentos nas diversas dimensões, proporcionados pelo corpo de docentes assim como pela sua vertente prática e real das funções do gestor de design.”
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Gestão Integrada do Design | 30 | 6 |
Design Thinking | 30 | 6 |
Comportamento do Consumidor | 30 | 6 |
Marketing Estratégico | 30 | 6 |
Team Building | 15 | 3 |
Network and Innovation | 15 | 3 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Branding e Gestão da omunicação | 30 | 6 |
Gestão da Cadeia de Valor | 30 | 6 |
Business Design | 30 | 6 |
Service Design | 30 | 6 |
Metodologia de Investigação | 15 | 3 |
Estudo de Macro e Micro Tendências | 15 | 3 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Tese / Projeto / Relatório de Estágio | 15 | 24 |
International Workshop | 15 | 3 |
Investigção Aplicada | 15 | 3 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Tese / Projeto / Relatório de Estágio | 15 | 30 |
Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748
4100-320 Porto