O Marketing Game está organizado em várias etapas, cada uma correspondendo à implementação de planos de gestão de marketing, promovendo a tomada de decisão em matérias como:
Mercados
Concorrência
Produto
Canais de Distribuição
Distribuição Física
Preços
Publicidade
Meios de Comunicação
Promoção de Vendas
Retalhistas
Imobilizado
Capacidade Produção
Créditos e Finanças
Estudos de Mercado
A cada equipa inscrita será atribuída a responsabilidade de gestão de uma empresa, que deverá ser dirigida em concorrência com as outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real.
Tratando-se de um jogo desenvolvido num simulador que recria a realidade empresarial e de mercado, o "The Marketing Game” tem a vantagem de gerar o interesse e a motivação necessários por parte dos participantes, ao verificarem que não se trata de nenhuma simplificação da realidade, dando-lhes a possibilidade de lidarem com o mesmo enquadramento a que está sujeito um profissional de Marketing.
Por outro lado, a dimensão de aprendizagem é o núcleo e a motivação principal desta iniciativa. Os participantes aplicarão conhecimentos teóricos mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da atividade de Marketing. São fomentados ainda o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual.
O jogo será enquadrado por um conjunto de iniciativas, as quais se destacam:
“Mentoring Hub”, constituído por tutores que garantirão a adaptação dos participantes à área de Marketing e à própria competição, prestando todo o apoio e esclarecimento necessários;
“Practice Round” que decorrerá ao longo de duas semanas para preparação dos participantes antes de iniciar formalmente a competição;
“Webinares temáticos” ligados com a área de Marketing, ao longo de toda a competição, com o intuito de partilhar conhecimento com os participantes.
Esta experiência de interação de uma Instituição de Ensino Superior como o IPAM com as Escolas e os Alunos do Ensino Secundário visa demonstrar o papel inequívoco do Marketing no mundo dos negócios, afigurando-se uma área cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro.
Inscreve-te de 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023!
CONTACTOS
Filipe Gomes (Mentor)
Beatriz Dias (Mentora)
E-mail: themarketinggame@ipam.pt
TECHNOLOGICAL PARTNER:
Quinta do Bom Nome,
Estr. da Correia 53
1500-210 Lisboa