Investigação

UNIDCOM

A investigação constitui-se como um dos principais contributos que a academia pode dar à sociedade. Neste pressuposto, o IADE apoiou a criação da Unidade de Investigação em Design e Comunicação – UNIDCOM/IADE, onde decorre a maioria das suas atividades de I&D+i.

A UNIDCOM/IADE encontra-se acreditada pela FCT desde 2003 e conta atualmente com 131 investigadores com origem em diversas instituições de ensino, nacionais e estrangeiras, e representando diversas áreas do saber. Recebeu a classificação de “Muito Bom” no concurso da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia – realizado em 2017, cujos resultados foram conhecidos em junho de 2019.

Na promoção da investigação, a UNIDCOM tem investido no apoio à formação dos novos investigadores, integrando doutorandos nos seus grupos de investigação, bem como envolvendo-se em inúmeras atividades de disseminação e transmissão do conhecimento, como workshops, conferências, cursos de curta duração, e publicações de livros e revistas, muitas delas em colaboração com outras instituições e centros de investigação nacionais e internacionais.

A missão da UNIDCOM é estudar o Design, como integrador de sistemas, e a Comunicação.

Esta missão é cumprida através de:

Investigação: realização de investigação inovadora em design e comunicação;

Estudos pós-graduados: articulação com os ciclos de estudos pós-graduados do IADE;

Atividades de I&D+i: nomeadamente a transferência do conhecimento para a sociedade através de projetos em consórcios.

Independência científica, Equidade, Diversidade, Relevância e Reconhecimento são as palavras-chave que impulsionam as atividades da UNIDCOM.

Independência científica

A UNIDCOM está empenhada em oferecer aos seus investigadores as condições para que desenvolvam a sua investigação de forma livre, independente de grupos de interesse económicos, políticos, sociais, religiosos ou de outros stakeholders científicos. Em particular, procura apoiar e estimular a independência dos jovens investigadores em início de carreira.

Equidade

A equidade é um valor central para a UNIDCOM que procura, com a objetividade, racionalidade e imparcialidade nas suas práticas, garantir a equidade na investigação. A consulta a uma Comissão Externa de Aconselhamento é de particular importância para este fim. A UNIDCOM orgulha-se de ser uma organização inclusiva, que proíbe práticas discriminatórias em razão do género, etnia, cor, credo, condições socioeconómicas ou orientação sexual.

Diversidade

A UNIDCOM defende uma cultura científica que promove a diversidade disciplinar, teórica e metodológica. A equipa integra investigadores de diferentes áreas disciplinares – Design, Arquitetura, Engenharia, Psicologia, História, Antropologia, Sociologia, Filosofia, entre outras, integrados nos quatro GI.

Relevância

Tendo uma agenda de investigação muito abrangente, a UNIDCOM confere especial atenção à relevância social da investigação realizada, procurando ter um papel positivo na sociedade, coerente com os princípios humanistas.

Reconhecimento

A UNIDCOM almeja alcançar reconhecimento nacional e internacional, estando, por isso, fortemente empenhada no estabelecimento de critérios e procedimentos de atuação e avaliação que lhe permitam alcançar a notoriedade ambicionada. Neste contexto, a UNIDCOM também procura fortalecer a colaboração com outras unidades, laboratórios e centros de investigação.

A UNIDCOM/IADE possui laboratórios e núcleos de apoio para a gestão do conhecimento, da tecnologia, da inovação e da criatividade, podendo a sua intensidade laboratorial ser considerada média.

−          UX.Lab

−          ID:Co.Lab

−          SDI.Lab

−          IADE PRESS