Campus

Fábrica IADE

A Fábrica é o organismo de projetos especiais do IADE-UE.

Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação:

  • Fabricação Paralela – linha paralela ao contexto de aula, desenvolve projetos extracurriculares por encomenda externa ou por iniciativa própria.
  • Fabricação Curricular - produz exercícios e projetos que ocorrem em contexto letivo em estrita colaboração com os parceiros da sociedade civil.
  • Fabricação do Futuro - linha que se caracteriza pela sua índole experimental e especulativa. Projetos desenhados e criados de raiz, sem encomenda e sem parceiro. Novos produtos, novos serviços e investigação aplicada poderão ser fabricados nesta linha de atuação.

 

A Fábrica integra a Agência Escola, os Laboratórios, o Studio Lab e o Observatório.

Foi criado também um espaço de extensão dos Laboratórios e do Studio Lab no piso 3 do edifício do IADE, o espaço Factory, onde coabitam as equipas de projeto e as aulas.

  • Agência Escola - é o ponto privilegiado de contacto e partilha entre alunos, professores e parceiros, um território comum que une a escola ao mercado e à sociedade civil. É o canal de entrada das parcerias e tem como principal objetivo filtrar e mediar os projetos.
  • Studio Lab - é o atelier da Fábrica, é o atelier do IADE-UE. Composto por equipas multidisciplinares de estudantes e professores, desenvolve o portfolio da escola, divulga-o e é o canal de contacto direto entre projetos e parceiros.
  • Laboratórios - são por excelência o espaço de experimentação e especulação projetual. Apoiam os estudantes e professores em contexto letivo e ajudam as equipas de projeto da Fábrica a produzir conteúdos.
  • Observatório - é o laboratório da Fábrica que se desenvolve no exterior da escola. É o organismo que observa, analisa e faz o diagnóstico do futuro. Mostra tendências e perfis dos futuros estudantes e dos futuros empregos.

 

Esta é a receita que o IADE-UE fabricou para desenhar o futuro, agora! No presente.